Francisco Beltrão / PR - sexta-feira, 26 de abril de 2024

Eletroneuromiografia

Eletroneuromiografia

A eletroneuromiografia - ou eletromiogragia (EMG) - é o método de estudo neurofisiológico usado no diagnóstico e prognóstico das lesões do sistema nervoso periférico.

O objetivo do exame é localizar a lesão no sitema nervoso periférico, prover informações sobre a fisiopatologia das lesões, avaliar o grau de comprometimento e o curso temporal da lesão.

QUANDO ESTÁ INDICADO?

* Investigação de doenças que “inflamam”, “comprimem” ou traumatismos nos nervos periféricos dos membros superiores , inferiores e face.

* Investigação de doenças que afetem os músculos.

* Investigação de doenças que afetem as raízes espinhais ( nervos que saem da medula espinhal e a ligam com os músculos).

* Investigação de doenças que afetem os plexos ( conjunto de nervos entrelaçados presentes na região do pescoço, abaixo da clavícula, na região lombar) .



COMO É FEITO O EXAME?

* Este exame é realizado em duas partes:

* na primeira estudamos os nervos aplicando choques seguido de estudo dos músculos. O número de choque depende da extensão da lesão e da suspeita clínica.

* na segunda parte do exame haverá colocação de uma agulha descartável estéril de uso único, em vários músculos ; podendo ocorrer pequenos sangramentos e formação de pequenos hematomas ( “roxos”) .

* Pode ser realizado nos braços, nas pernas e na face.

* Quando realizado em braços e pernas, será dos dois lados.

* É um exame pouco doloroso, mas suportável e necessita da sua cooperação total. O exame será interrompido a qualquer momento que o paciente quiser.

* Não é realizado anestesia ou sedação.

PREPARO ANTES DO EXAME

* Alimente-se normalmente, não é necessário estar em jejum.

* No dia do exame chegue no mínimo com 15 minutos de antecedência para o preenchimento de um questionário.

* Tome banho, não use cremes e óleos na pele .

* Traga um short ou uma bermuda folgada se exame nas pernas e uma camiseta cavada e folgada se exame em braços.

* Tome seus medicamentos de uso diário . 

 O EXAME NÃO SERÁ REALIZADO QUANDO:

* Não há autorização do paciente ou do seu responsável legal.

* Em pacientes que tenham marcapasso intracardíaco ( obs:não há problemas com próteses em valvas cardíacas ou “stents”)

* Pessoas submetidas a cirurgia de retirada de mama com esvaziamento axilar.

* Se a pele do local onde o exame for realizado esteja com infecção ( erisipela, celulite, etc..) , flebite ou trombose do membro a ser examinado.

* Crianças menores que 6 anos ou naquelas não cooperativas.

* Naquelas pessoas fazendo uso de medicamentos que “afinam o sangue” como : Acido acetil salicílico (AASâ, somalginâ) , clopidogrel (plavixâ, plagrelâ), marevan â, marcoumar â, dipiradamol , heparina etc...

QUANTO AOS MEDICAMENTOS QUE FAZ USO

* Não é necessário suspender nenhum medicamento antes da realização do exame , exceto aqueles que contenham AAS, marevan, clopidogrel, marcoumar e mestinon.

* As medicações só devem ser suspensas com a orientação de seu médico .

* Se você teve nos últimos 6 meses: “ameaça de infarto no coração”, “ameaça de derrame”, “infarto do coração”, “derrame com ou sem sangue dentro da cabeça“, a suspensão das medicações que “afinem o sangue” , “trombose em qualquer veia do corpo” deve ser autorizada expressamente por escrito pelo seu médico. Após a autorização do seu médico , as medicações deverão ser suspensas de 7 a 15 dias antes da realização do exame , de acordo com a medicação que está sendo usada.

* O Mestinonâ deve ser suspenso dois dias antes do exame com a autorização do seu médico.

CONSIDERAÇOES FINAIS

* O exame não possui caráter de urgência e/ou emergência , porém em alguns casos como polineuropatia desmielinizante aguda ( Síndrome de Guillain-Barré), Esclerose Lateral Amiotrófica, Miastenia Gravis ; onde há necessidade mais precoce da realização do exame devido à gravidade clínica e/ou instituição de tratamento o exame será priorizado .

* O resultado do exame será entregue dentro do prazo de 36 horas após a realização do exame, exceto se problemas de ordem técnica ( defeito no aparelho, falta de entrega de agulhas e eletrodos em casos de greve alfandegária ou transportes etc...).

* O exame deverá ser retirado pela própria pessoa que realizou o exame ou se for outra pessoa ela deverá portar a “folhinha “entregue após o exame onde consta o nome do paciente que realizou o exame e a data o qual o exame estará disponível. Sem esta “folhinha” ou uma declaração por escrito permitindo que outra pessoa retire o exame , não haverá entrega do exame.

* Deixe um telefone que possamos encontra-lo no caso de necessidade de repetição do exame ou complementação do mesmo.